Translate

sexta-feira, 31 de julho de 2020

O caminho da Liberdade e o meu propósito / The path of Freedom and my purpose

Gostaria de poder dizer-te que é fácil. Mas não é. O caminho de retorno a Casa - de reunião do Humano com o Divino é doloroso, extremamente desafiante e requer o nosso compromisso total connosco próprios, com o fim do sofrimento, com a diluição definitiva da ilusão da separação - a maior, sem dúvida, e a que sustenta todas as outras.

No entanto, é doloroso apenas para o Ego e dói tanto mais quanto maior for a nossa teimosia e resistência ao que sentimos ser o caminho pelo qual o nosso coração nos convida a enveredar. 

O próprio facto de ser um caminho sem mapa, que se descobre momento a momento, uma respiração de cada vez, com confiança total na Verdade mais profunda - aquela que até as palavras não conseguem completamente definir, faz com que a Mente esperneie continuamente por compreender. Mas não é a compreensão intelectual que nos pode mostrar como cair no Amor cá dentro- o maior Amor que há.

Chaves essenciais são: Ficar, Presença, Aceitar, Permitir, Cooperar. Parar de buscar lá fora e enfrentar o medo do desconhecido cá dentro, olhos nos olhos com toda a determinação.
E a pergunta chave é sempre e em cada circunstância da vida: estou a amar-me ou a magoar-me? Esta é a escolha fundamental que vai gradualmente mudando o nosso foco de fora para dentro, para que as nossas perspetivas e experiências sejam transformadas de dentro para fora.

Lutarmos contra seja o que for é magoarmo-nos. A transformação definitiva não ocorre com luta, mas sim e apenas quando removemos as armaduras e baixamos as armas para podermos reconhecer-nos em todas nossas camadas - as mais límpidas e as mais obscuras.

Nestes tempos desafiantes em que a sensação de termos perdido completamente o controlo aumenta com cada incerteza que observamos lá fora, o único lugar onde podemos realmente encontrar o conforto, a segurança, a paz e a serenidade para discernir o nosso próprio caminho é hoje, mais do que nunca, ainda que tenha sempre sido - cá dentro. Continuar em negação deste convite que a consciência coletiva nos proporcionou agora, é simplesmente procrastinar a inevitável expansão dessa mesma consciência - individual e coletivamente. 

O meu propósito neste momento aqui na Terra é apenas um - ser a Paz que Sou, que todos somos, quando todas as distrações são removidas. Nutri-la, ser verdadeira com ela e a partir dela, ser firme e assertiva nas minhas escolhas, clara, direta e consistente. Caminhar em absoluta sintonia entre o que sinto, digo e faço. Celebrar-me na plenitude que transborda da minha Alegre Presença e ser a expressão disso mesmo, permitindo-me experienciar toda a Liberdade com que sempre sonhei e que agora sei onde se encontra e descubro sem pressa, conforme ela me convida a saboreá-la graciosa e sensualmente, só porque SIM. Sei quem realmente Sou e sei que todos somos isto na nossa Essência, por detrás de todas as ilusões do mundo da forma. Este mundo que tanto amo, respeito e honro, começando por cuidar-me com todo o Amor, que não posso não merecer pois é o que Sou. Não posso desejar isto para todos, pois estaria a impedir que cada um exerça o seu livre arbítrio e faça as suas próprias experiências da forma que a sua senda lhe proporcionar. Mas posso viver a Verdade da minha própria Liberdade, completa e intensamente. E posso permanecer disponível para apoiar quem tenha feito esta escolha para si mas que esteja a braços com os turbilhões que toda esta mudança massiva de padrões implica, mantendo um espaço estável e seguro onde cada um pode aceder à sua própria clareza, sem interferências, sem ruídos, sem distrações.

Gostaria hoje de convidar-te a fazer uma revisão diária e constante em cada pensamento, palavra e ação perante esta questão: estou a amar-me ou a magoar-me? Mas antes disso, escolher o que é que realmente queres para ti, na tua vida neste tempo precioso que é nada mais que quem somos, pois o Espaço e o Tempo são apenas o resultado do nosso reflexo. 

Sabes, tenho revisto ao longo dos últimos anos, fruto da minha evolução no meu trabalho de marketing - que é uma das funções que exerço e para a qual estudei, já lá vão uns bons anos - quem é afinal o meu cliente? Sugeriram-me criar um chamado Avatar, que é nada mais que a definição exata do meu cliente tipo. É homem ou mulher? Que idade tem? Qual é o seu nível de educação? Onde vive? Onde trabalha? Etc etc etc Pois bem, dei-me conta que é toda a e qualquer pessoa, independentemente do seu credo, idade, género, etnia, raça e tudo o mais que se possa utilizar para definir “tipos” de pessoas, toda e qualquer pessoa que quer viver a sua realização plena, sem desculpas. Quem quer realmente viver em total sintonia com a totalidade do Ser que é, descobrindo-se de novo em cada respiração a partir da sua Essência, mudando hábitos, atitudes, perspetivas e afins conforme se vai dando conta da sua consciência expandida e do seu convite em cada agora, integrando finalmente toda a sua Sombra para que unificada possa servir o novo todo que cada um descobre Ser. 

Pode ser um terapeuta experiente, alguém desperto e na sua “busca” espiritual, ou não. Pode ser qualquer um que sinta este chamado interno - o de que “Já chega. Chegou o meu momento de me transcender.”

E quem não está interessado na sua realização plena mas apenas em desatar alguns nós para suavizar o seu caminho? Claro, também estou disponível para trazer o meu espaço de Consciência para estes processos, com simplicidade, serenidade e compaixão. O que daí decorre será descoberto momento a momento. 

O que não estou disponível é para alimentar jogos de vítima/abusador/salvador, em que o Pequeno Eu Humano tem mais autorização para definir as escolhas de cada um do que o Humano Inteiro, aquele que decide realmente para que lado ir e que  voz seguir dentro de si mesmo. 

Estou disponível para ajudar-te a ver e a sentir para além da Mente, seguindo o coração e transformando-a (a Mente) no teu maior aliado para navegar aqui na Terra onde ela é absolutamente necessária, não como o comandante mas como o servente da nossa verdadeira Essência. 

Também aproveito para te agradecer, por leres estas partilhas e por de uma forma ou de outra estares no meu panorama de realidade. 






I would like to tell you that it is easy. But it is not. The path of Homecoming - the reunion of Human and Divine, is painful, extremely challenging and it requires our full commitment with ourselves, with the end of suffering, with the final dilution of the illusion of separation - the greatest illusion of all and the one that keeps all others in place. 

Nevertheless, it is painful only to the Ego and the pain is enhanced inasmuch as our resistance and stubbornness is staunch towards what we really feel to be our heart’s invitation. 

The simple fact that this is a path which has no map to it, which is discovered moment to moment, one breath at a time, with total trust in the profoundest Truth - the one that not even words can fully define - makes the Mind scream and shout in an effort to understand. Yet, it is not intellectual understanding that can show us how to fall in the Love within - the greatest Love of all. 

Some essential keys are: Stay, Presence, Accept, Allow, Cooperate. Stop seeking outside and face the fear of the unknown inside, looking it in the eye with complete determination. 
And the key question is always and in each of life’s circumstances: am I loving me or am I hurting me (myself)? This is the fundamental choice that gradually changes our focus from outwards to inwards, so that our perspectives and experiences can be transformed from inwards to outwards. 

Fighting against anything, whatever it is, is hurting ourselves. The definite transformation does not occur with fighting, but only when we remove our armours and put our weapons down so that we fully recognise ourselves in all of our layers - the most pristine and the darkest ones alike. 

In these challenging times where the sensation of having completely lost control rises with each uncertainty we observe around us, the only place where we can truly find the comfort, security, peace and serenity to discern our own path is, today more than ever before, though it has always been so - within ourselves. Keeping on denying this invitation that collective consciousness has brought forth right now, is simply procrastinating the unavoidable expansion of that very consciousness - both individually and collectively. 

My only purpose here on Earth right now is - to be the Peace that I Am, we all are, when all of the distractions have been removed. To nurture it, to be true to it and from it, to be firm and assertive in my choices, to be clear, direct and consistent. To walk in complete tune between what I feel, say and do. To celebrate myself in the blissful fulfilment that overflows from my Joyful Presence and be the expression of this, allowing myself to experience all of the Freedom I have ever dreamt of and which I now know to be within me, as I discover it slowly and it invites me to savour it graciously, sensually, just because I have chosen to say YES. I know who I truly Am and I know each one is this also, beyond all of the illusions of the world of form. This world I so dearly love, respect and honour, taking care of myself with Love - the Love I cannot not deserve, since I Am it.  I cannot, however, wish this for everyone else, for I would be impeding each one’s exertion of their Free Will, living their own experiences in whichever way each one’s path provides. But I can live the Truth of my own Freedom, completely and intensely. And I can remain available to support whoever has made this choice as well but might be feeling overwhelmed by the storms this massive change of patterns brings about, keeping a safe and stable space where each one can access their own clarity, without interference, noise or distractions. 

Today I would like to invite you to review your daily thoughts, words and deeds under this lens: am I loving myself or am I hurting myself? But before this, the most essential question is “what do you really want for you, in your life, in this precious time that is nothing more than who you are, for Time and Space are a mere result of our own reflexion?”

You know, in the last few years I have evolved in my marketing knowledge - which is one of the jobs I have and is actually what I studied for many years ago- I have been reviewing who is my client, after all? It was suggested that I create an Avatar, which is nothing more, nothing less than the exact definition of my ideal client. Is it a man or a woman? What age is he/she? What education level has he/she got? Where does he/she live, work… etc, etc, etc? 

Well I became aware that it is virtually anyone, irrespective of creed, age, gender, ethnic background, race and any other of the ways we use to define types of people, anyone who chooses to live his/her full realization, with no excuses. The ones who really want to live in synch with the wholeness of who they Are, discovering themselves anew in each Soul Breath, changing habits, attitudes, perspectives and the like as they realize their own expanded consciousness and its invitation in each Now moment, integrating all of the Shadow so that unified it can serve the new whole one discovers oneself to Be. 

It could be a seasoned therapist, someone who is awake and fully engrossed in their spiritual path, or not. In fact, it could be anyone who feels the inner calling that says.- “It’s enough. Now is the moment for me to transcend myself.”

And what about those who are not interested in their full realization, only wanting to untangle a few knots in order to ease their path? Well of course. I am also available to bring my space of Consciousness to these processes, with simplicity, serenity and compassion. What comes of it will be discovered moment to moment. 

What I am not available for is to feed victim / abuser/ saviour games, where the Small Human Self has more leverage in the definition of one’s choices than the Whole Human, the one that ultimately decides which way to go and which voice to listen to from within. 

 I am available to help you see and feel beyond the Mind, following your Heart and transforming it (the Mind) into you greater ally in order to be able to navigate here on Earth where it is absolutely necessary, though not as a commander but as a servant of our true Essence. 

I would also like to thank you for reading this sharing and for being part of my reality landscape, one way or another. 




Sem comentários:

Enviar um comentário