Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2017

O Poder da Escolha Consciente - Eco Trip/ Take 6

Dia 5 – 18 de Agosto 2017


Inspiração


Hoje é dia de seguir para Figueres e mergulhar na magnífica arte surrealista de Salvador Dali, mas antes disso as despedidas da Sara que nos acompanha até ao carro, triste porque já vamos mas feliz por termos estado. Gratos estamos todos e sabemos que os corações não têm fronteiras.

Vemos mais uma vez aquele sinal que diz “Solo Turismos” e perguntamos o que quer dizer, e sabes o que é? Só Ligeiros! A diversidade semântica dos idiomas fascina-me.

Antes de Figueres escolhemos passar por Girona e… parque à sombra. Perfeito. Girona é lindo, com os seus recantos, pátios e ruas antigas extremamente bem conservadas. Um gosto para o olhar.




Está na hora do nosso próximo encontro – desta vez com Dalí.

Em Figueres, mais uma vez temos a nossa magia a servir-nos com o parque grátis.

 O Museu/ Galeria de Dalí é um festim de fascínio artístico do início ao fim e em todas as entrelinhas.




 O meu coração está tão deliciado com a energia criativa que jorra de todos os recantos, paredes, tetos e até do chão deste espaço fora do tempo que me sinto envolvida por um imenso oceano de gratidão, misturado com paixão, inspiração e uma alegria transbordante.



Esculturas, pinturas, joalharia, fotografia, montagens por corredores, salas, andares, lugares iluminados por algo que ultrapassa a mente e que por isso a cala, suspensa por longos instantes num limbo de incompreensão que só o coração consegue conceber.



Do mais preciso, ao mais abstrato, do mais mundano ao mais precioso, na arte de Dalí tudo é permitido, incluindo a excentricidade da sua figura. O próprio amor obsessivo por Gala, a sua musa constante é excentricamente belo e intangível.





Doem-me, doem-nos os pés… já andamos aqui há mais de duas horas, mas ainda assim queremos apreciar tudo. É como se os nossos olhos estivessem em transe com tanta beleza, não querendo perder um só detalhe deste tesouro que nos alimenta a alma.

Estou plena, cheia de Ser, como se tivesse estado a fazer amor. Um amor intenso mas delicado, durante toda a tarde!

Pés doridos, algum cansaço mas satisfação total.

A minha escolha para hoje foi/é: Eu Sou e Estou viva, experienciando a beleza e bem-aventurança da Essência. E até agora, não poderia estar a viver a minha escolha de forma mais apropriada.

Há alguns anos, quando comecei a sentir e a escolher como realmente queria viver a minha vida aqui na Terra a escolha foi: viver em plena união do Humano com o Divino, apreciando e respeitando toda a majestosa beleza da Terra, quer sob a forma Natural, quer sob a forma de arte, de toda a arte inspirada no infinito lago de Ser que nos une e nutre. E tenho isso na minha vida hoje. Tudo o que escolhi. 

Grata e plena, Sou.

O próximo encontro é com Cadaqués, uma pequena vila à beira mar.

Bem, vamos. 

Mas antes de Cadaqués ainda temos encontro marcado com o meu amigo Angel Estois que também já não vejo há uns anos. Fiquei em casa dele em 2011 quando vim a Barcelona com as minhas amigas Luísa e Filomena dar dois workshops InPassion. Recordo-me que foi nessa viagem que comecei o livro Não Apenas Mais um Livro Sobre o Amor – O LIVRO sobre o AMOR que publiquei em Março de 2012. O interessante é que agora estou a criar a nova versão deste mesmo livro que mudou de título. Agora chama-se SER!... Amor – Para Além da Ilusão e revejo o Angel próximo de Barcelona.

 Ele está agora a passar férias na casa de verão dos pais, na Costa Brava, mais precisamente em Roses. Nestes últimos anos esteve no desemprego por já não se identificar com o trabalho de assistente social e educativo que fazia e agora não sabe muito bem o que vai fazer, mas uma das hipóteses é precisamente dedicar-se à escrita. Descobriu o gosto e o talento para esta arte quando tirou 3 meses para viajar sem rumo certo, indo parar à Nova Zelândia e aos EUA com muitas histórias para contar.

A caminho de Roses passamos por Empuriabrava, à procura de um sítio agradável para comermos o arroz de bacalhau que a Sara preparou ontem à noite para nós e QUE DELÍCIA! Somos muito privilegiados por termos à nossa frente este saboroso repasto. Mais uma vez, obrigada Sara!

Empuriabrava é um lugar muito diferente. É uma espécie de Delta em que a água entra terra adentro e em que criaram umas ruas de água onde cada casa tem o seu barco. Uma Veneza contemporânea onde ter barco é tão importante como ter carro. Ainda bem que passámos por aqui, pois é bem incomum este lugar.

Chegados a Roses, partilhamos experiências durante cerca de uma hora na esplanada junto à praia de Roses, gratos pelo reencontro e depois seguimos o nosso rumo que o sol já se quer pôr por detrás dos montes.



Sob os tons rosa de fim de tarde, Cadaqués ergue-se graciosa, caiada de branco, orlando uma baía encantadora onde o mar sereno beija as rochas. Afoitos aventuramo-nos pela rua principal, descartando o conselho do Angel de encontrarmos algum lugar logo à entrada da vila. A nossa ideia para hoje é dormirmos na “car-van” algures por aqui.




Passamos lentamente pelo centro aninhando num vale, abraçando a baía e conforme a noite cai e as luzes brilham nas ruas e janelas, a vila ganha ainda mais encanto. O Guillem, aquele amigo com quem estivemos ontem em Arenys de Mar, bem nos disse que se vínhamos para estes lados não podíamos deixar de visitar Cadaqués.


Depois de passarmos pelos restaurantes, bares, cafés, lojas e vivendas chegamos ao outro lado da baía e encontramos um parque amplo de terra batida onde há muito espaço para pernoitarmos. E fica mesmo junto a uma prainha que tem um chuveiro. Vou mergulhar neste mar logo pela manhã, com certeza. Não posso prescindir desta água cristalina.

Vamos dar uma volta a pé até ao início da vila e retornamos calmamente, gelado apreciado, sumo degustado, prontos para montar o “estandarte”.

Está uma certa ventania, o que quer dizer que pelo menos calor não vamos ter. Por outro lado a poeira que o vento levanta promete fazer das suas. De manhã logo se vê como está o carro.

Prontos para uma noite descansada neste lugar encantado… enganamo-nos. Afinal não fomos os únicos que tivemos a ideia de vir pernoitar aqui. Chega um grupo, depois outro e ainda mais um e outro e todos fazem um certo “basqueiral” que nos soluça o sono. 

Enfim, respiramos, pacientes, largando o barulho lá de fora e mesmo sem conseguir adormecer profundamente aproveitamos para descansar que hoje o dia foi bem longo e os pés estão sequiosos de sossego.

Lição 1 mais uma vez: nem tudo é o que parece ;)


Até amanhã! 

Sem comentários:

Enviar um comentário