Translate

terça-feira, 7 de abril de 2015

Criatividade

Criatividade - quando a queres e não a encontras


A criatividade é espontânea, nasce do sentir intuitivo que utiliza a imaginação da mente para traduzir o que não pode ser entendido de outra forma. É algo que não obedece às necessidades comuns de controlo. Não é algo que se force... é algo que ocorre quando se permite.
No entanto, como em tantas outras coisas, criámos a necessidade de ter que ser criativos quando é necessário e não quando é espontâneo.
Para todos aqueles que têm um trabalho que requer criatividade, ocorre, de quando em vez, um bloqueio a esse nível e por mais que se queira não se consegue produzir o que se gostaria.
O que fazer?
Para. Para tudo. Não faças nada. Nem sequer tentes fazer. Vai fazer outra coisa. Vai dar uma volta. Respira fundo e fica desocupado/a. Pode parecer uma perda de tempo, mas muito pelo contrário, é um recriar do teu tempo. Perda de tempo é insistir em arrancar a criatividade a ferros e ver que não está a funcionar e ainda assim insistir mais e mais, gerando frustração e desalento - puro desperdício de energia/tempo.
Viemos a acreditar que o tempo de não fazer nada é inútil. Que quando não estamos a produzir nada somos descartáveis. Que temos que fazer alguma coisa para termos valor. Que é preciso apenas fazer, fazer, fazer, produzir, produzir, produzir.
Nisto esquecemo-nos que somos parte da Terra e como Ela. Que temos ciclos naturais de criatividade produtiva e de serenidade e silêncio - ciclos naturais de fazer e de ser. É o respeito por estes ciclos naturais que nos permite ganhar força criativa. Usar o nosso tempo de forma equilibrada requer tanto de ação como de quietude. É uma dança que a própria respiração ensina - a Inspiração e a Expiração são o nosso Mestre permanente de equilíbrio entre o fazer e o largar, o agir e o permitir, o criar e o ficar, o equilíbrio de Ser.
Por isso RESPIRA consciente desta dança. O tempo é isto. És tu. Respeita-o, respeita-te e tudo flui com simples naturalidade.


1 comentário:

  1. BELÍSSÍMOOOOOOOOOOO_AMIGUINHAAAAAAAAAAA!!!

    A criatividade em cada UM de nós, É o momento mágico de SER IN_temporal, criando e recriando em SI, abertos e amplos veios de AMOR "etéreo".

    Artemis

    ResponderEliminar