Translate

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Acordo ou DES-acordo ortográfico?

Acordo ou DES-acordo ortográfico?

Caros amigos, partilho convosco esta troca de mails da inbox do meu site www.inpassioncoaching.com e aproveito para deixar assim esclarecido o meu ponto de vista sobre o Acordo Ortográfico, sobre o qual talvez já se tenham questionado. Segue o mail do meu amigo Francisco, que por sinal trabalha para a ONU, seguido da minha resposta:


Caros  Amigos,

Estranho   terem-me   redigido o  vosso correio electrónico (CORREL)  em     " língua  brasilina  ". 
 Eu sou português,  estamos em Portugal,  eu  como  muitos  milhões  de  LUSÓFONOS  por esse Mundo fora  ( incluindo  no Brasil)   não  aprecio  mesmo nada esse  
famigerado  DESacordo Ortográfico  que nada mais  é  do que uma cedência   à  ortografia  brasileira,   um  "  acto colonial  do Brasil em  relação a Portugal ",   como já  foi   sublinhado por VGM.  
DESacordo esse  que  foi imposto   autoritáriamente.   Como no  tempo do Salazarismo, por  certos   políticos incompetentes e  irresponsaveis,  contra  a vontade  da Povo Português,  sem  o terem  consultado "democráticamente"   por   referendum   ( e  aceite   por alguns intelectuais vendidos)   e só  veio "assucatar"  ainda mais  a língua portuguesa  falada e escrita em  Portugal  e nos PALOPs ( cerca  de  70 milhões  de locutores),  cedendo na  verdade   aos  interesses  económicos do Brasil  assim como   à  fobia  dos brasileiros, inter-alia,  pelas  consoantes mudas. 

Como  quase sempre   " os políticos  são o problema,  não são  a solução".....

Nem  os  Franceses, nem os Ingleses,  nem  os  Espanhóis, nem os  Alemães, onde as respectivas  línguas  originaram, vieram submeter-se  vergonhosamente  a  pseudos Acordos Ortográficos,  impostos por  outros países utilizando a mesma  língua.   Mais uma  vez  a  classe política portuguesa (  intelectuais, alguns  escritores,  etc)  demonstra  a  sua subserviência.

 Fernando Pessoa  um "analfabeto notório"  nunca  aceitou, enquanto vivo uma  "reforma  ortográfica"  que se  tentou na  época.   Se estivesse vivo hoje,  decerto teria  náuseas sobre este  DESacordo Ortográfico que apenas  veio criar um  CAOS  ORTOGRÁFICO  no Mundo de  expressão Portuguesa.

ANGOLA,  não ratificou  esse  vergonhoso  DESacordo ortográfico e deu assim uma  grande  bofetada na  antiga   potência  colonial  portuguesa   e  no    hegemonismo   brasileiro.

Por outro lado  não compreendo a  vossa posicão.  

Ninguém  vos obriga  a  escrever  em  língua brasilina.  Porque o fazem ?  

 Que  eu saiba  já  não existe  censura,  Polícia Literária,  ou uma PIDE  Salazarista  que regimenta  a  consciências.  Têm  medo de algo  ? 

Vocês participam,  juntamente com os  coveiros da língua portuguesa  a  uma "conspiração"  altamente comercial  e que  apenas   vai  beneficiar  interesses  económicos  bem    escondidos.

Desaprovo a  vossa  atitute.  Se  persistirem nessa  direcção,  desde ja  vos informa que não desejo  mais receber os  vossos  CORRÉIS.

Profundamente decepcionado com VOCÊS !

Francisco João
Acordo Ortográfico ... em     « direito comparado  »:


Vejam alguns exemplos:
Em Latim:
Actor
Factor
 Reactor
Sector
Protector
Selection
Em Francês:
Acteur
Facteur
Tact
Réacteur
Secteur
Protecteur
Seléction
Exacte
Baptême
Exception
Em Espanhol:
Actor
Factor
Tacto
Reactor
Sector
Protector
Seleccion
Exacta
Excepción
Em Inglês:
Actor
Factor
Tact
Reactor
Sector
Protector
Selection
Exact
Except
Baptism
Exception
Optimum
Até em Alemão, reparem:
Akteur
Faktor
Takt
Reaktor
Sektor
Protektor
Velho Português (o que desleixámos):
 Actor
Factor
Tacto
Reactor
Sector
Protector
Selecção
Exacto
Excepto
Baptismo
Excepção
Óptimo
O novo Português (o importado do Brasil):
Ator
Fator
Tato
Reator
Setor
Protetor
Seleção
Exato
Exceto
Batismo
Exceção
Ótimo
Se a origem está na Velha Europa, porque é que temos que imitar os do outro lado do Atlântico.
Mais uma  machadada  na Cultura Portuguesa e, desta vez, provocada nossos intelectuais da Língua de Camões.

           Circulem este e-mail até chegar aos intelectuais que fizeram este acordo. Pode ser que eles abram os olhos.

Comentário meu: Em relação aos exemplos apresentados, a grande diferença entre as outras línguas referidas e a nossa é que em todos os outros casos as letras c e p são expressas oralmente, enquanto que em português de Portugal, não. Daí que me seja possível ver no novo acordo uma certa economia de letras que não são realmente ditas.




--- En date de : Lun 17.9.12, InPassion <
info@inpassioncoaching.com> a écrit :

De: InPassion <
info@inpassioncoaching.com>
Objet: Dia Internacional da Paz e Equinócio de Outono
À: "InPassion" <
info@inpassioncoaching.com>
Date: Lundi 17 septembre 2012, 17h52

21 de Setembro 2012
Jardim do Mouchão – TOMAR
18h-20h
Criámos um pequeno programa para comemorar o dia Internacional da PAZ e assim contribuir desde este nosso cantinho do mundo para a PAZ nos corações de todos os que por aqui passarem
Actividades:
18h00 ás 18h40 Aula de Tai Chi Chuan com o Professor António Brito
18h45 ás 19h30 Palestra sobre a PAZ de ESPÍRITO
19h30 ás 20h00 Novidade: Concerto Meditativo de Respiração Consicente, com Taças Tibetanas e Música ao vivo. Tema: encontre a PAZ interior (Taças: Ricardo Azul, Música: Samuel Velho, exercício de Meditação/ Respiração Consciente: Tânia Castilho)

As actividades são gratuitas e para participar basta comparecer! Venha criar Paz junto connosco. Um a um conseguimos todos! Esperamos por si J

Actividades InPassion Setembro   :
22 de Setembro 2012InPassion Sessions de Respira para  a Vida, Tema: Com… PAIXÃO – 16h ás 18h30
22 de Setembro 2012Jantar Temático As Cores do Mundo – 20h30…, venha desfrutar, saborear, celebrar, partilhar, rir, brincar, dançar, VIVER J Até já!

Ambas actividades decorrem no Espaço InPassion, Rua de S. José, 5ª, Bairrada, S. Pedro de Tomar e é necessária inscrição prévia. Obrigada.

Actividades InPassion Outubro:
5 e 6 de Outubro 2012Workshop Mente e Alma… no meu Corpo, 5/10 das 10h ás 18h e 6/10 das 10h ás 14h, Espaço InPassion, Investimento: 100€, necessária inscrição prévia
20 de Outubro 2012InPassion Sessions de Respira para a Vida, Tema: Equilíbrio – 16h ás 18h30
20 de Outubro 2012Jantar Temático Sabores Exóticos de Outonos Mágicos – 20h30…,  venha desfrutar, saborear, celebrar, partilhar, rir, brincar, dançar, VIVER J Até já!

As actividades decorrem no Espaço InPassion e é necessária inscrição prévia para todas elas. Obrigada.


Saudações Criativas
Tânia Castilho e InPassion Team
************************************************************************************************************
A minha resposta: 

Caro amigo Francisco,

Em primeiro lugar grata pelo seu e-mail. Há quanto tempo não sabia de si :) Espero que esta resposta o encontre em paz, se assim for a sua escolha.
Em relação à sua longa dissertação sobre o acordo ortográfico, acerca da qual não tenho nada a discordar nem argumentar, aqui segue a minha sucinta resposta:
Quando surgiu o afamado Acordo, ou Des-acordo, como queira chamar-lhe, também a mim me fez bastante impressão a mudança da ortografia. Depois fui-me observando e observando a língua portuguesa, que na verdade já sofreu outras alterações ao longo da sua existência, vindo a adaptar-se a novas formas de grafia conforme a expressão oral foi também sido alterada. Por outro lado para mim o que importa mesmo não são as palavras e a sua ortografia, mas a intenção com que estão imbuídas, e francamente não escolho despender a minha energia com argumentações e contra-argumentações sobre seja o que for, escolho utilizá-la para outros fim, para mim mais úteis, ainda que não tenha qualquer julgamento sobre argumentações e contra-argumentações. Como trabalho no meio académico, foi-me posto muito claramente o desafio de ser capaz de me adaptar a uma nova forma de escrever – políticas à parte. Passou desse modo a ser algo simples e como o mundo para mim não tem de facto fronteiras, os argumentos sobre quem tem que mudar e quem tem mais importância, etc no contexto da unicidade, não fazem real sentido. Mas é apenas o meu ponto de vista.
Se a sua escolha for não ler/receber os nosso mailings, aceito-a e respeito-a completamente.
De resto desejo-lhe felicidades e sucesso em todas as suas demandas que vindas do coração só podem ter o melhor propósito.

Saudações e um Abraço

Tânia Castilho

*********************************************

Resposta do amigo Francisco:


Olá  Tânia,

MUITO OBRIGADO pela  tua  resposta rápida.
Gostei muito do que escreves-te.   Respeito a tua opinião e  a tua opção.
Mas  deixa  também  dizer-te que  é uma maneira muito subtil e elegante de  fugir a  um certo número de  responsabilidades,  dito em português mais  vernáculo  (LOL)   :  "fugir  com o rabo   à  seringa" !

Na  BAGHAVAD-GITA indica-se  que  escolher o  NÃO  AGIR  [também]  é  uma  forma  de acção  [agir]  !

Deixo-te  com  esse  pensamento.

Saudações sempre  cordiais.

Francisco João

**********************************************************************************Minha Resposta:



Sim meu amigo, tens toda a razão J Não tenho forma de discordar contigo.
Na verdade ando a praticar a “não reacção” e o “não drama”, e pesando os pros e os contras para mim ganha a Paz, ainda que respeite profundamente os que escolhem lutar contra seja o que for que os incomoda. Faz falta no mundo sossego, o contra-balanço para a luta, para que de alguma forma se encontre o equilíbrio. Essa é a minha forma de acção, em respeito por todas as outras. E olha que não é fácil, como bem sabes, encontrar o caminho para a não reacção e o não julgamento, mas compensa, sem dúvida.
Quando vieres por cá diz, para darmos um abraço.

Entretanto fico muito grata por teres tido coragem de falar por aquilo em que acreditas, assim seja sempre.

Com gratidão e alegria, um abraço

Tânia Castilho






1 comentário:

  1. Direi, AMIGA Aeelah - simplesmente,
    A escrita é o corpo da Mente e do Espírito;
    A escrita é Energia, é Visão, é Movimento;
    A escrita é o Sibilar da ALMA;
    A escrita é a Palavra do Silêncio, enquanto ALMA;
    A escrita é a "CASA", o "TEMPLO" de se SER e Partilhar a Sublime Energia, de ser LUZ-VIDA - tão somente isto!!!
    Artemis

    ResponderEliminar