Translate

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Anjos na Terra


Anjos na Terra


Quando pela manhã a luz entra pela minha janela e me acaricia levemente, dizendo “Anda, vem, já começou um novo dia! Vamos brincar!”, sorrio, respiro fundo e sei que será certamente um dia pleno. Pleno de surpresas. Pleno de partilha. Pleno de perceções. Pleno de Gratidão. Pleno de Magia. Pleno de Amor. É por isso que adoro não ter persianas! Adoro dar as boas vindas ao dia conforme desperto do aconchego da noite… e sou recebida pelo raiar da manhã.
O meu jardim interno tem andado muito bem nutrido. Mas o meu jardim externo, o jardim cá de casa, estava a precisar de muitos mimos… É que como há tanto lugar magnífico por aí, tenho parado pouco em casa, mas adoro-a. Adoro a paz que se sente quando entro em casa. Adoro o espaço amplo e a frescura. Adoro as cores e a simplicidade. Adoro como as próprias paredes respiram alma. É o meu templo sagrado cá fora. O cá de dentro é igualmente seguro e confortável, mas de certa forma indescritível, ainda que encontre sempre forma de descrever o que me parece indescritível.
Bem, adiante.
Decidi que não passava nem mais um dia sem cuidar do jardim.
Há dias um amigo ofereceu-se carinhosamente para me tratar do jardim, pelo que estou muito grata, mas na verdade também eu tenho que dar-lhe cuidado e atenção – afinal de contas o meu jardim faz parte de mim. Comecei logo pela manhã, quando ainda o ar fresco convidava a sorver os aromas da natureza. Já me havia esquecido do quanto amo cuidar do jardim! Sente-se a recetividade das plantas, tocadas pelo amor das nossas mãos. E em troca recebe-se vitalidade, alegria, entusiasmo, leveza… resumindo: recebe-se amor. Amor num fluxo contínuo de dar e receber. O círculo da Vida…
O sol parece cheio de vontade de mostrar a sua virilidade. Ao fim de um tempo a temperatura torna-se demasiado intensa para uma jovem jardineira com pouca prática na matéria. Decido recomeçar ao fim do dia, com a brisa do fim da tarde.
Entretanto vivo o meu dia, suavemente, repartido por tarefas simples em que tudo se desenrola no momento, sem planos nem pressas.
O mesmo amigo que se havia oferecido para cuidar do jardim, manda-me uma mensagem perguntando se precisava de uma mão, ao que respondo “até duas ou quatro ou mais!!!” :) Ele próprio não pode ajudar hoje, mas algo interessante acontece.
Pela tarde convidamos uma amiga para lanchar. Lanche e conversa à mistura e eis que são horas de eu retomar a minha demanda do dia. Vou lá para fora e começo. Passado um pouco a minha amiga vem para o jardim. Fica por ali algum tempo e depois pergunta se não tenho mais um par de luvas. Começa a ajudar. Os pequenitos (3 rapazinhos reguilas de 3 e, 4 e 5 anos) andam por ali a ajudar a varrer as ervas secas e a despejar os baldes no monte lá ao fundo no quintal. Um deles pergunta à mãe “E tu, não fazes nada?”, ela ri-se e diz “já hoje trabalhei muito!!!”. No entanto, não tarda vai à procura de mais umas luvas que não sei onde conseguiu desencantar, e com a tesoura da cozinha em punho (não tenho mais tesouras de poda, mas tudo se arranja!) aí vem ela, pronta para brincar connosco no jardim. Passado mais um tempo, um outro amigo que vive cá em casa, também aparece no jardim e deita mãos à obra. Não duas, nem quatro, nem seis, mas 12 mãos a ajudar as minhas duas!!!! Ora diz-me lá se isto não é magia?
E o mais giro sabes o que é? É que nem pedi nada a ninguém. Tinha apenas declarado na mensagem que SIM, aceitava ajuda e de resto mantive a coerência da minha decisão do dia, desfrutando dela a cada instante. Desfrutando tanto, que todos quiseram também participar, só porque sim! Quanto amor abunda aqui. E para coroar estes momentos de puro prazer, olhamos para o horizonte e somos presenteados com um belíssimo pôr-do-sol – sem dúvida dos mais lindos que já vi. Sei lá, o pôr-do-sol é sempre um evento especial. Mas se visses aqueles laranjas, misturados com magenta e um pouco de amarelo a raiar por detrás daquela bola gigante… os tons de azul como mares sobrepostos em camadas de céu. Lindo. Mesmo lindo. Senti uma gratidão imensa, o coração quente com o amor suave de quem sabe que apesar de todos os jogos das gentes do mundo, tudo está perfeito em toda a criação.
É escusado dizer que o jardim ficou pronto! Agora é ir regando e brincando com tudo isto.
O prazer de Viver é isto. Simples.


Ficou bem o jardim!!! (não é este o da minha casa... mas bem podia ser ;)


1 comentário:

  1. A esse Jardim pleno de Energia e de Amor, aí vai a fragrância singela de um outro "jardim"!!!
    Lamento não poder inserir o "instantâneo", mas enviá-lo-ei por email!!

    Com muito Amor a todos esses "Amiguinhos"

    Artemis

    ResponderEliminar